11 de ago de 2012

Pesquisa escolar, só copiar e colar?

Ooi gente! Ainda bem que gostaram do novo layout, fiz ele com muito carinho, nosso aniversário é dia 15, então, me aguardem. Nossa, pareceu muito maligno, mas será um lado bom da ideia, podem ter certeza.
Hoje eu estava fazendo uma pesquisa de religião, e me surgiu essa ideia, vocês acham que fazer pesquisa escolar é apenas copiar e colar?

Pois saibam que, apesar de parecer, não é. Muitos professores não ligam se você fez alguma coisa ou se apenas copiou, mas alguns professores realmente conferem a bibliografia do seu trabalho, em busca de erros, ou até de cópias...


Aqui na blogosfera temos muitas campanhas, posts, e tudo mais contra o plágio, mas muitos de nós cometem esse ato tão condenado nos trabalhos. Não estou dizendo que se você pegar alguma coisa no seu trabalho você vai ser preso, acusado de plágio, estou dizendo que pelo menos os créditos devem ser dados, na famosa bibliografia do trabalho. O negócio não é creditar o google, mas sim os sites nos quais você pegou a informação, Infoescola, Brasil Escola, Wikipedia, e outros.


Pesquise em muitos lugares. Se você tiver acesso à biblioteca da escola, ou até à biblioteca municipal, procure por livros sobre o assunto, pode ser que você não ache a pesquisa toda no livro, mas o nome de um livro na bibliografia do trabalho, dá mais "cara de conteúdo", pegando a informação de várias fontes, você pode obter visões diferentes sobre o mesmo assunto, dependendo de quem escreveu o artigo.


Quando for fazer trabalhos em grupo, participe realmente, faça a sua parte, não faça apenas o que você quer fazer, mas sim o que o grupo precisa que você faça, pois muitas pessoas dependem do seu esforço. Não deixe para depois, nem dê o famoso "crtl c + crtl v" para fazer por exemplo a sua parte na biografia de alguém, inove.

Espero que tenham gostado, eu pretendo mudar as postagens do blog para não ficar apenas com tutoriais e utilidades, estou pensando em criar um quadro de debates, mas é apenas uma ideia.

Um beijo boa noite!

7 comentários:

  1. Eu vivo fazendo trabalhos escolares, mas tipo, MUITOS mesmo, além dos escolares tenho do meu tecnico, vixi, nunca consigo o trabalho completo em um site, acho que pra voce saber sobre o assunto do trabalho e fazer um trabalho completasso deve ler várias pesquisas e montar, mesmo se for copiando e colando, mas voce estara montando o seu trabalho, que teve o trabalho de ler, entender, e completar com pedaços de outros.

    http://brendacurty.blogspot.com.br/2012/08/verbo-do-dia-comprar.html

    ResponderExcluir
  2. Eu resumo o meu trabalho com vários sites, uns 5, mas mesmo assim fica com menos coisa do que os outros trabalhos, ai tem um professor que dá menos pontos pra mim só porque eu fiz menos coisa, AHHH! Haahaha. Ei, onde você achou esse menu de aba ali da barra lateral (Extras), achei ele tão lindo!
    Beijos,
    --> siimsenhorita.tk

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas!

    Seu blog é perfeito, quer ser minha afiliada?
    http://cliquesnocapricho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu post ♥
    Eu sempre quando faço trabalhos escolares, eu credito porque como você disse tem professores que nem ligam mas tem um que puxam o pé mesmo rsrs
    bjinhos
    Conversando com a lua

    ResponderExcluir
  5. Nunca pensei nisso, sempre acho na Wikipédia e copio, mas sou super contra plágio! Ótimas dicas!!

    http://garotavertigem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. e eu confesso que em trabalhos de física e historia que são textos mais complexos eu cometo este erro
    http://senhoritajosiane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem, eu admito: O meu trabalho vem todo da Wikipédia, e só dela SUAHSAUHSU Mas, pensando por outro lado, na minha escola não conta muito isso de onde você pegou o trabalho, já que 98% dos pontos vem da apresentação, e não da parte escrita.
    Mesmo assim, eu nunca copio e colo as coisas. Só leio o que tá escrito no site (Oi de novo, Wikipédia!) e depois procuro falar só com as minhas palavras. Eu vou ter que apresentar o trabalho de todo o jeito, então...
    Mas é lógico que todo mundo já usou, pelo menos uma vez na vida, o famoso Ctrl+c/Ctrl+v. Isso é meio que inevitável. Tá escrito nas regras do universo SAHUASHUAHSUAHS
    Amei o blog e a postagem. É tudo tão perfeito! Nova seguidora e leitora aqui!
    Kisses!
    Indomável

    ResponderExcluir

Obrigada por ler e comentar!
Deixe o link do seu blog (ou seu perfil aberto) para que eu possa retribuir. Não gosto muito de responder dúvidas via comentários, então prefiro que você mande na ask ali ao lado ->
Comentários de divulgação sem nada sobre o post não serão retribuidos. Fale pelo menos um pouquinho sobre o post, por favor.
Faça aos outros aquilo que você quer que façam para você.